Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Resolução de Problemas: O jogo da imitação no ensino e na aprendizagem de matemática e estatística.
Luiz Carlos Leal Jr

Última alteração: 2016-12-05

Resumo


Este trabalho se refere ao resultado de pesquisa sobre ensino e aprendizagem de estatística e matemática através da Resolução de Problemas desenvolvido em um projeto docente no ano de 2014 no Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho. Partindo do pressuposto que trata-se de uma prática de caráter sociointeracionista, utilizo o conceito de imitação para compor, por intermeio das Zonas de Desenvolvimento Proximal o que venho a chamar de Jogo da Imitação. Com isso, intento o estabelecimento das atividades mediadas, através desse conceito de cunho social, histórico e cultural, onde alunos e professores são coautores na processualidade do Ensino e da Aprendizagem que lhes possibilite a permanência e o sucesso nesse cenário.


Texto completo: PDF