Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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EVASÃO ESCOLAR: perspectivas da Assistência Estudantil no IFSP - Câmpus Votuporanga
Eder Aparecido de Carvalho, Alexandre de Paula da Silva, Ivair Fernandes Amorim

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


A presente pesquisa avaliou informações sobre o desempenho, resultados e consequências das ações desenvolvidas na Política de Assistência Estudantil do IFSP, Campus Votuporanga. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e publicações técnicas. Posteriormente, houve um levantamento de informações por meio de planilhas de pagamento da Assistência Estudantil e boletins dos discentes dos cursos técnicos, na modalidade subsequente-concomitante que ingressam em 2014 (primeiro semestre) e concluíram (ou teriam que ter concluído) em 2015 (segundo semestre). Os resultados indicam que a Assistência Estudantil tem sido fundamental no “combate” à evasão escolar. Os dados compilados apontam para um índice de evasão menor de discentes inscritos na Política de Assistência Estudantil, quando comparados aos alunos não inscritos. Sobretudo, a pesquisa reforça a função educacional dessa política, propondo reflexões para além da benevolência, corporativismo ou caridade.