Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Diminuição do consumo dos motores ciclo otto, carburado, utilizando hidrogênio como combustivel
matheus rosales matheus

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma célula de combustível para fazer a eletrólise da água, com isso produzir o hidrogênio, que será utilizado na combustão do motor para aumento de potência e redução do consumo. No atual momento os estudos buscam por energias renováveis, limpas e viáveis economicamente, pois os combustíveis fosseis conseguirão suprir as necessidades mundiais apenas durante os próximos 20 a 40 anos, além do que os preços dos combustíveis derivados do petróleo vem aumentando com o passar do tempo. Tanto na indústria automotiva quanto na aeronáutica o combustível é o maior custo operacional, com isso se justifica o fato de ser uma das principais fontes de gases do efeito estufa. Portanto este projeto terá como foco principal a redução no consumo combustível fóssil, que beneficiará os dois setores da indústria de transporte. A realização do projeto se iniciará pelo desenvolvimento da célula de combustível para a produção do hidrogênio, como aditivo à combustão em um motor real, esse motor passará por uma regulagem para garantir seu pleno funcionamento. Esse projeto visa aumento de potência e torque, diminuição na emissão de poluentes e, principalmente, no consumo do motor ciclo otto carburado. Os resultados esperados serão obtidos por meio de analises e comparações práticas, utilizando laboratório de motores e ferramentas especificas para cada item a ser estudado.