Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO PERFIL MATEMÁTICO DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR DO IFSP- CATANDUVA.
Rosemeire Bressan

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


A disciplina de matemática sempre aparece em todas as avaliações oficiais como sendo uma das que possuem os piores índices de aprendizado. Para o aluno, realmente ela é tida como a mais difícil, tanto no ensino fundamental, médio e superior. Esses alunos, que hoje chegam ao ensino superior em maior número do que há algumas décadas passadas, encontram muita dificuldade nos conteúdos do ensino superior. Então, surge a dúvida: esses alunos sempre acharam a matemática difícil ou isso é decorrente do conteúdo do ensino superior ser mais abstrato? Tomando como base essas dúvidas, esse projeto foi proposto e desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Catanduva, visando a conhecer o aluno que começa a fazer os cursos superiores e, que muitas vezes, acaba desistindo do mesmo antes de terminar o primeiro semestre. Um questionário foi aplicado para os alunos do Tecnólogo em Mecatrônica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Química, contendo perguntas sobre as dificuldades desses alunos no nível fundamental e médio. Com o resultado dessa pesquisa, o professor pode propor mudanças em sua prática docente, visando a reduzir o número de reprovação nas disciplinas de matemática e a evasão dos cursos.