Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Reflexões acerca da não matrícula, evasão e permanência na Licenciatura em Matemática
Jonatha Hudson Santos de Oliveira, Carlos Henriques Barroqueiro

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


A partir do processo de expansão do acesso à educação superior visualizado a partir da década de 1990, o desafio tem sido garantir a permanência e o êxito estudantil. Os índices de evasão observados nas instituições de ensino superior vêm ocupando lugar na agenda da política nacional, levando os gestores a refletirem sobre a formulação e implementação de políticas que favoreçam a permanência dos estudantes para êxito em seus cursos (GOMES, MORAES, 2012). Este artigo apresenta reflexão sobre a desistência dos alunos em matricular-se na Licenciatura em Matemática no campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, tendo como problema da pesquisa: A razão para a não matrícula está relacionada com a evasão? Tendo como objetivo refletir sobre a não matricula, evasão e permanência do curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de referências para se obter o Estado da Arte e uma pesquisa documental na Coordenadoria de Registros Escolares (CRE) do campus em estudo, na qual coletou-se dados dos alunos que efetivaram a matrícula na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada - SISU. Os resultados da pesquisa mostram que 26 alunos não efetivaram a matrícula, sendo que 3 interromperam seus estudos nos primeiros dois meses de aula. Os motivos apontados pelos alunos são: falta de tempo; aprovados em outras Universidades (USP, UNICAMP); difícil locomoção ao campus; dúvidas quanto à escolha profissional; e falta de conhecimentos prévios.