Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA EJA - REMEXENDO JORNAIS, EU APRENDO MATRIZES.
Maria Jeanna santos, Wanda Silva Rodrigues, Isael Gomes Oliveira Junior

Última alteração: 2016-11-22

Resumo


Resumo: Este relato apresentou resultados de uma experiência com Modelagem Matemática envolvendo o conteúdo sobre Matrizes. Essa experiência foi vivenciada em sala de aula no 1º bimestre de 2016, por alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP - Campus Cubatão. No segmento EVASÃO ZERO, o objetivo principal desta pesquisa foi de buscar por alternativas em que as atividades de modelagem Matemática pudessem contribuir para a aprendizagem do conteúdo de matrizes aos alunos da EJA, a fim de resolver situações-problema em nosso dia a dia. Como resultado, mostrou-se que o ensino de matemática não se restringe ao uso do quadro branco e pincel, e sim, que existem várias alternativas metodológicas oferecidas pela Modelagem matemática, fazendo com que o aluno aprenda matemática de forma criativa e prazerosa.

Palavras–chave: Evasão escolar; Matemática; Matrizes; Modelagem Matemática; Jornal.


Texto completo: PDF