Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Democratização do ensino superior e o sucesso acadêmico dos estudantes
Sharon Rigazzo Flores, Relma Urel Carbone Carneiro

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o conceito de educação superior inclusiva, que atenda a todos, não somente aqueles alunos com deficiências, mais principalmente aquela parcela da população, outrora desprivilegiada, mas que hoje em virtude dos processos de inclusão conquistaram a garantia do acesso ao ensino superior público, contudo, trazem muitas dificuldades de aprendizagem. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o procedimento metodológico de Estudo de Caso e como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos resultados sugerem sugerem que as dificuldades de aprendizagem muitas vezes estão relacionadas com a aprovação automática, as diferenças individuais, sociais, emocionais e econômicas, o que resultam em um processo de inclusão excludente e de elevados índices de evasão.