Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A visita técnica como estratégia, tempo e espaço de aprendizagem estimulante à permanência e êxito em um Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Turismo
Thiago Rodrigues Schulze

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente artigo descreve um conjunto de reflexões e perspectivas derivadas da utilização da visita técnica como estratégia, espaço e tempo de aprendizagem em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo de modo a estimular a permanência e êxito no referido curso. Foi objetivo do trabalho verificar de que maneira as visitas técnicas poderiam ser consideradas elementos relevantes para o processo de aprendizagem fundamentado no desenvolvimento de competências pessoais. Para a realização do trabalho, identificou-se um conjunto de autores que abordaram o tema desenvolvimento por competências, docência universitária e turismo e currículo. Posteriormente, fora efetuada uma análise dos objetivos específicos de um Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, com o intuito de se verificar de que maneira tais objetivos poderiam ser contemplados alcançados através das visitas técnicas. Finalmente, descreve-se uma experiência de visita técnica realizada por docentes deste curso, exemplificando as análises desenvolvidas e os conceitos apresentados.