Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A Metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos como Ferramenta Complementar ao Ensino e à Aprendizagem de Química Geral.
Paulo Sergio Calefi, Lucimar Aparecida Moreira Falcão, Lidiane Paziani Lança

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O curso de Licenciatura em Química do Campus Sertãozinho do IFSP apresenta elevado índice de evasão. Dentre os motivos para a evasão são apontada a falta de conhecimentos prévios dos alunos e consequentemente o baixo desempenho dos estudantes. Visando contribuir com a aprendizagem de Química Geral, motivar os alunos a estudarem e propor atividades diferentes das convencionais para incentivar a permanência dos alunos, foram elaboradas e aplicadas sequências didáticas usando a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Como resultado destaca-se o envolvimento dos licenciandos no desenvolvimento das atividades aplicadas bem como a motivação para estudarem para solucionar as problematizações apresentadas, a interação entre os alunos nos grupos de discussões; a contribuição da metodologia para proporcionar conhecimentos necessários para o acompanhamento dos conteúdos da disciplina; a relação dos temas abordados com o cotidiano, possibilitando que os alunos entendam, a partir de conceitos científicos, os fenômenos ocorridos na natureza. Assim foi evidenciado que a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos é uma importante ferramenta para o ensino de Química Geral, podendo contribuir com a diminuição da defasagem do conhecimento dos alunos e, possivelmente, com a diminuição da evasão.  Ressalta-se ainda que o desenvolvimento desta atividade proporcionou a apresentação, aos licenciandos, de uma metodologia diferente das convencionais e que proporciona a aprendizagem significativa a partir de temas do contexto dos próprios estudantes