Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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REFLEXÕES SOBRE O CURRÍLO SOB À PESPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA: Possibilidades em uma Escola Quilombola.
Andréia Regina Silva Cabral Libório

Última alteração: 2016-10-24

Resumo


A presente pesquisa visa investigar a  Etnomatemática, partindo de  um estudo e análise do currículo de uma escola quilombolal,  a Etnomatemática define-se como a matemática praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianças de certa faixa etária, sociedades indígenas, e diversos outros grupos. Faz-se necessário, mudanças de paradigmas de modo a repensar o currículo e didática para a abordagem da matemática de forma mais rica, contextualizada e que valorize a cultura das comunidades tradicionais, será imprescindível um estudo da realidade do ensino de matemática relacionada ao codidiano, a fim trazer reflexões e possibilitar propostas que valorizem os conhecimentos e cultura da comunidade, bem como resgate da cultura intrínseca.

Palavras chave: Etnomatemática , Escola Quilombola, Currículo.


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