Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Um balanço dos nove anos de oferta da modalidade Eja no IFSP: uma análise da implantação do Proeja ensino médio
Michelle Chaves da Silva

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Esta pesquisa investigou a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), entre os anos 2006 e 2014, com o objetivo de compreender as especificidades e o perfil desse Programa no então Cefet-SP e no atual IFSP. As estratégias metodológicas adotadas neste trabalho foram: análise do movimento e rendimento escolar e entrevistas com docentes e gestores que atuaram no Programa. A pesquisa revelou que, entre 2006 e 2010, anos de expansão do Proeja, houve um aumento significativo nas matrículas, no entanto, a partir de 2011, há uma desaceleração dessas matrículas em função do fechamento de cursos em seus campi. Dessa forma, concluiu-se que a educação profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Eja) no IFSP apresentou as seguintes características: foi assumida pelos campi mais antigos e o processo expansionista não impulsionou a abertura de novos cursos e turmas nessa modalidade de ensino.