Última alteração: 2016-09-23
Resumo
Resumo: Nosso trabalho analisou o conteúdo referente às ondas sonoras presentes nos livros didáticos de Física, desde a época da República Velha até os dias atuais (período pós LDB/1996). Apresentamos inicialmente as características educacionais básicas de períodos significativos da educação brasileira e posteriormente realizamos a análise de nove livros didáticos de Física. Na pesquisa analisamos as escolhas entre os conteúdos e o modo como os conhecimentos são expostos e organizados. Concluímos que há relação entre o contexto sócio-histórico e cultural de uma época e as escolhas, exposição e organização do conteúdo do livro didático: na época da República Velha o conteúdo do livro didático é enciclopédico e descritivo; no período de 1930 a 1937 o livro didático apresenta experimentos do cotidiano; na época do Estado Novo, o grande tema organizador dos livros didáticos é o exame de ingresso ao nível superior; na época pós LDB de 1996, os livros didáticos apresentam preocupações mais formativas do que informativas e passam a introduzir questões do cotidiano, história e evolução da ciência, experimentos simples e temas relacionados à ciência e tecnologia.