Última alteração: 2016-09-23
Resumo
Este estudo teve como foco investigar os aspectos que podem influenciar a permanência e êxito dos alunos, segundo a perspectiva dos estudantes, como forma de contribuir com estudos preliminares a respeito deste aspecto, considerando a opinião dos próprios alunos, quase sempre desconsiderada em pesquisas. A metodologia utilizada, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi desenvolvida por meio de estudos de documentos institucionais, observações em campo e questionário aplicado à estudantes da instituição. Os resultados mostraram que no campus estudado, os principais aspectos de motivação dos estudantes, mesmo muitos deles morando em localidades distantes, é a boa qualidade do ensino e perspectiva de um futuro profissional melhor, seja por meio da entrada em um bom curso superior ou inserção no mercado de trabalho, sendo elogiado pelos alunos o envolvimento dos docentes e sociopedagógico em ações de apoio pedagógico e acompanhamento dos alunos. O auxílio estudantil tal como recomendado pelo Tribunal de Contas da União, é também um importante fator e diferencial na permanência dos alunos com baixa situação socioeconômica, sendo uma política importante para ser continuada e ampliada a partir de estudos das necessidades dos alunos. O campus investigado, segundo a perspectiva dos alunos, parece caminhar de forma positiva no combate a evasão e repetência.