Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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PERSPECTIVAS DA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
Andréia Regina Silva Cabral Libório, Gustavo Isaac Killner

Última alteração: 2016-12-01

Resumo


Esse artigo, versa sobre uma parte introdutória de uma pesquisa bibliográfica iniciada para apresentação da dissertação de mestrado, visa trazer embasamento teórico e partiu da necessidade de conhecer a Etnomatemática, que vem tomando espaço no campo das pesquisas desde meados da década de 70 e começou a tomar corpo em um programa de pesquisas que se baseia nos estudos da evolução cultural da humanidade, de forma ampla e que parte da dinâmica cultural nas manifestações matemáticas. A abordagem metodológica se baseará no levantamento bibliográfico acerca do tema em evidência de modo a buscar respostas para a seguinte questão: Quais as contribuições da etnomatemática para o processo de ensino e aprendizagem? Concluímos que a etnomatemática procura partir da realidade e possibilita ação pedagógica diferenciada, podendo contribuir para a formação integral do sujeito como imerso no mundo real, como uma proposta curricular que contemple as diversidades culturais possibilitando a emancipação das classes minoritárias.

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