Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA E RESULTADOS PRELIMINARES DE UM CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM
Emerson Barão Rodrigues Soldado, Mônica Maria Biancolin, Kely Ferreira Souza, Humberto Zandomenegui‎

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O ENEM vem se consolidando como o mais importante exame nacional. É utilizado para ingressar no nível superior das instituições federais de ensino e em programas como PROUNI e FIES. Um curso preparatório gratuito para esse exame é de grande importância, pois além de favorecer a equidade dos concorrentes com menor renda, ainda ajuda na construção coletiva do conhecimento, preenchendo as lacunas de formação dos estudantes. Assim, esse curso visa oferecer as ferramentas para que os estudantes desenvolvam as habilidades e competências exigidas pelo ENEM, por meio de vinte e uma aulas semanais durante, aproximadamente, trinta semanas, contando com aulas de redação, resolução de exercícios e simulados. Até o momento identificamos uma grande procura pelo curso. O enfoque no ENEM é um diferencial para o estudante e as aulas têm contribuído com a aprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo diagnosticar a relevância das aulas para os alunos, seus interesses e preocupações ao cursar o cursinho preparatório para o ENEM. Utilizou-se  como metodologia da pesquisa questionário com duas perguntas fechadas e uma pergunta aberta, aplicadas em momentos distintos. As respostas dos alunos indicam que a ênfase no conteúdo do ENEM foi um fator importante para que eles optassem por frequentar o cursinho, que eles acreditam que as aulas ministradas no cursinho são significativas para a aprendizagem. Os alunos da turma da manhã apresentam interesses e preocupações classificadas como conteudistas, metodológicas e emocionais. Os alunos da turma da tarde apresentam interesses e preocupações conteudistas, metodológicas, organizacionais e proficientes. Podemos observar preocupações majoritariamente conteudistas nas duas turmas, quer seja em relação à revisão do conteúdo, quer seja em relação à aprendizagem de conteúdos novos. Somente um aluno da turma da tarde citou duas preocupações relacionadas ao desenvolvimento de habilidades.