Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Transcendendo os muros de um Centro de Detenção Provisória por meio do uso de softwares de modelagem do céu noturno
Rafael Brock Domingos, Ricardo Roberto Plaza Texeira

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este artigo tem como finalidade refletir e discutir as principais vantagens e desvantagens que o ensino de conteúdos astronômicos por meio de softwares de modelagem do céu noturno pode trazer na educação escolar dos alunos privados de liberdade dos presídios brasileiros, mais especificamente na educação dos centros de detenções provisórias, de forma a promover uma educação que colabore com a formação dos detentos e também com a sociedade que tem o interesse que eles se ressocializem. Ao fazer com que eles superem suas dificuldades e seus limites, o estudo da astronomia pode fazer com que eles transcendam mentalmente os muros da sua prisão por meio da imaginação. Esse trabalho tem como principais alicerces o uso do software educacional de modelagem do céu noturno “Stellarium”, as experiências educacionais desenvolvidas em uma visita ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba e todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão com o programa computacional “Stellarium” que foram realizadas em escolas no litoral norte de São Paulo no ano de 2016.