Última alteração: 2016-09-23
Resumo
O presente estudo relata a aplicação de práticas pedagógicas que estimulem a participação dos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio no desenvolvimento do currículo escolar, trazendo benefícios para o estudante em sua formação profissional, especificamente nos cursos técnicos em Química e Agropecuária de escola técnica estadual paulista, nos anos de 2013 e 2014. A premissa de que a introdução de diferentes práticas de ensino no processo de aprendizagem pode despertar o interesse do aluno pode aproximá-lo das situações reais. O tema selecionado para a aplicação da estratégia de ensino, foi o fenômeno que a alga Salvinia auriculata pode realizar a limpeza das águas de pocilgas localizadas no terreno da escola e que escorrem acidentalmente no córrego que passa nas proximidades, sem nenhum tratamento, norma do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Os resultados obtidos comprovaram ser válida a hipótese levantada, em vista do aumento de interesse e participação dos envolvidos com o projeto, também nas atividades de outras disciplinas.