Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Experiências de um curso de licenciatura em matemática para minimizar a evasão.
Natália Nassiff Braga, Andressa Mattos Salgado Sampaio, Cristina Meyer, Rafael Nogueira Luz, Luís Américo Monteiro Júnior

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O objetivo do presente artigo é relatar algumas experiências desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Câmpus Caraguatatuba que visam auxiliar os alunos em diversos momentos do curso com o intuito de amenizar a evasão dentro das dimensões possíveis. Tais estratégias incluem momentos no ingresso ao curso, as quais visam levar o aluno a melhor compreensão acerca da nova realidade acadêmica, por meio de atividades como cursos diversificados de nivelamento e auxílio na organização de estudos. Em um segundo momento outras estratégias são utilizadas no sentido de problematizar junto aos alunos os desafios inerentes à carreira escolhida, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas para o ensino da matemática como o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Todas essas práticas têm como gênese a preocupação de todo corpo docente do curso de licenciatura em matemática no que diz respeito à evasão, não apenas no sentido de pensar estratégias para diminuí-la, mas também para analisar suas causas e consequências e refletir acerca das políticas públicas direcionadas a essa questão.