Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A utilização de estratégias de ensino diversificadas na sala de aula: uma experiência no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
João Luiz Franco, Ester Almeida Helmer

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este trabalho socializa uma experiência de ensino realizada por um professor e sua turma da disciplina Estrutura de Dados do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em um campus do interior paulista. Na experiência relatada, o professor inseriu em suas aulas estratégias metodológicas diversificadas. O professor esperava que estas abordagens dos conteúdos desmitificasse a ideia disseminada de que a disciplina Estrutura de Dados era muito difícil. No decorrer do semestre, os alunos puderam manifestar a sua opinião sobre cada uma das estratégias utilizadas. Com base nesta experiência foi possível compreender o processo de desenvolvimento da docência como algo inacabado no qual o professor deve ser capaz de redimensionar seu conhecimento conforme as necessidades de aprendizagem discente. Verificou-se que é importante diversificar as metodologias de ensino, pois cada estudante tem uma percepção diferente do conhecimento. Enquanto alguns aprendem melhor em aulas expositivas, outros têm dificuldade de concentração e apresentam rendimento maior quando se utilizam dinâmicas e problematizações. Tal concepção nos remete a uma mudança de paradigma: o ensino superior deixa de centrar no professor para centrar no aluno.