Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A Didática no processo de ensino-aprendizagem: permanência e êxito dos educandos no ambiente escolar
Juscelino Pereira Souza, Marcelo Simplício de Lyra, Fernanda Tonelli, Lilian de Souza

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente artigo apresenta uma discussão teórica do papel da Didática na docência de Ensino Básico Técnico Tecnológico e Superior, considerando que esta ciência propõe uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem, e que tal reflexão parte da discussão da prática docente. Quanto a essa prática, é possível perceber que os sujeitos envolvidos - no caso os docentes sem formação pedagógica - pouco sabem sobre como ensinar sob uma perspectiva de metodologia didática que efetivamente proporcione uma educação de qualidade. O artigo vai demonstrar, ainda, que as próprias universidades, não somente no Brasil, como também em outros países, não têm um Projeto Pedagógico que valorize a preparação para o exercício do magistério, tomando como referência de boa formação docente apenas o envolvimento em atividades de pesquisa em detrimento das atividades didático-pedagógicas. O trabalho propõe, por fim, que as instituições de Ensino Superior reformulem seus Projetos, no sentido de priorizar a formação docente, pautadas na articulação entre seus pilares - ensino, pesquisa e extensão - e assim contribuir para que se chegue a uma educação de qualidade que propicie êxito e permanência dos educandos nas escolas.