Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Batuque de Umbigada de Capivari: espaços não formais de educação e a construção de uma “ecologia de saberes”
Lorena Faria de Souza

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente artigo pretende apresentar os resultados do projeto de extensão “Batuque de Umbigada: ritmo, história, memória, resistência e identidade cultural”, em sua segunda edição no Campus Capivari. Um dos principais objetivos do projeto é recuperar e valorizar o lugar do Batuque de Umbigada como expressão de resistência e afirmação da cultura de matriz afro, evidenciando o papel dessa manifestação artístico-cultural na composição da identidade da cidade de Capivari e região. Ao longo de 2015 e nesse ano, o projeto já desenvolveu ações que viabilizaram a divulgação dessa manifestação artística e cultural para a comunidade interna e externa ao campus, bem como para outras regiões. Essas ações, desenvolvidas muitas vezes em espaços não formais de educação, incluem aspectos sociais, cognitivos e afetivos no ensino, além de mobilizar conhecimentos variados para a inclusão da temática étnico-racial no espaço escolar. O projeto tem contribuído, ainda, para a construção de afroidentidades positivas e também, para a permanência e êxito dos estudantes, sobretudo negros, na instituição, por meio do reconhecimento de seus saberes tradicionais como valor positivo e fundamental para a construção da diversidade cultural brasileira. Esses resultados puderam ser observados principalmente pela maior participação dos estudantes negros nos momentos propostos para a discussão da temática étnico-racial e pela valorização das matrizes africanas nas aulas, particularmente no Ensino Médio Integrado e, em especial, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas, Língua Inglesa, Educação Física, Sociologia, História, Arte e Matemática.