Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Audiogames: uma alternativa de acesso ao currículo visando à permanência e êxito de alunos cegos na escola comum para todos
Mary Grace Pereira Andrioli, Gema Galgani Rodrigues Bezerra, Ana Paula Ximenes Flores, Lucas Dechem Calanca, Peterson Abrantes

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este artigo descreve uma possibilidade de inclusão de alunos cegos na escola comum para todos, por meio de criação e/ou adequação de jogos para o formato de audiogames, como uma forma de viabilizar e potencializar o acesso ao currículo e garantir sua participação nas atividades, com melhores perspectivas de permanência e êxito escolar. Foram realizados estudos qualitativos exploratórios que permitiram desenhar e adequar uma ferramenta com base nos pressupostos do desenho universal para aprendizagem. Os resultados iniciais indicam grande potencial, a partir de adequações propostas pelos próprios alunos usuários, com a finalidade de aprimorar a ferramenta para a realização de atividades curriculares baseadas em jogos acessíveis.