Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A evasão nos cursos de pós-graduação lato sensu em uma instituição pública de ensino
Ana Paula Faustino Ferber, Celia Maria Haas

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este trabalho, uma síntese do projeto de pesquisa, tem por objetivo discutir e analisar a evasão em cursos de especialização lato sensu em uma instituição pública de ensino. Na primeira revisão bibliográfica foram localizados poucos estudos a respeito da evasão nesta modalidade de ensino, indicando a relevância da investigação proposta. A pesquisa será qualitativa e exploratória. Será aplicado um questionário aos alunos que desistiram ou evadiram dos cursos de especialização para investigar os possíveis motivos do abandono do curso e o impacto que isto trouxe para a sua carreira profissional. Os dados coletados por meio do questionário serão complementados com as informações referentes à vida acadêmica destes alunos, disponibilizados pela instituição. Ao término da investigação, será proposta uma intervenção com um modelo de avaliação contínua, com a finalidade de acompanhar os alunos no que se refere ao seu desempenho e manifestação de interesse em continuar o curso, possibilitando a instituição intervir em tempo para diminuir ou evitar a evasão.