Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Utilização do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem como ferramenta prévia para a construção do plano de aula
André Luís Della Volpe, Fabiana Ocampos, Rosebelly Nunes Marques

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este trabalho visa apresentar resultados obtidos através da aplicação do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje), adaptado e validado para a língua portuguesa, com o objetivo de identificar preferências que se destacam dentre os estilos de aprendizagem apresentados no estudo de Honey e Mumford: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Em síntese, a versão do Questionário Honey-Alonso para língua portuguesa oferece-se como instrumento de obtenção de dados relacionados às características das pessoas associadas aos estilos referidos, constituído por 80 questões, 20 para cada estilo de aprendizagem, que foram distribuídos aleatoriamente. O Questionário foi oferecido e aplicado através de Formulário Google a estudantes dos cursos Médio Integrado em Química, Técnico em Química Noturno (subsequente/concomitante) e Licenciatura em Química (Matutino). Através da análise dos dados permitiu-se identificar quais e em qual nível apresentam-se as preferências dos estudantes frente aos estilos de aprendizagem supracitados, destacando-se nos resultados obtidos o estilo reflexivo frente ao ativo, enquanto demonstrou-se haver equilíbrio entre as preferências dos estudantes frente aos estilos teórico e pragmático. Tais dados podem constituir em mais uma ferramenta valiosa no preparo do plano de aula por parte do docente, visando um planejamento que promova ações que utilizem tanto características individuais quanto globais da turma e possibilitem maior envolvimento e participação dos discentes, promovendo sua permanência e êxito dentro da instituição de ensino.