Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
QR Code na Biblioteca: usos e possibilidades
Daniele Spadotto Sperandio

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente artigo tem como tema a utilização do QR Code como instrumento para aplicações nas atividades desenvolvidas na Biblioteca, tanto para fins acadêmicos, quanto para o incentivo à leitura. Como objetivos, pretendeu-se viabilizar o uso do aplicativo para contribuir na formação acadêmica do aluno, por meio de obtenção da referência do material consultado, bem como verificar a formação ao hábito da leitura a partir dos novos recursos da tecnologia da informação e na sua contribuição na formação do sujeito-leitor. Desse modo, a utilização do código QR foi adotado para o acesso das referências das obras disponíveis no acervo da Biblioteca do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Votuporanga, e na utilização do código para acesso e download de obras literárias, histórias em quadrinhos e outros documentos que possam constribuir na formação do usuário. A partir dessa perspectiva, o uso do QR Code tornou-se uma ferramenta que disponibiliza outros recursos informacionais para os usuários da Biblioteca. O uso do aplicativo QR Code pretendeu ainda que o incentivo à leitura a partir de um clique no celular possa atrair mais jovens, incluindo aqueles que são avessos à biblioteca. Pode-se dizer que o hábito à leitura é um fator primordial para a formação de cidadãos com pensamento crítico, que tenha opiniões próprias, não manipuláveis, além de contribuir para a formação de espírito investigativo do leitor.