Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Cursinho Popular Hannah Arendt: o desafio da transformação social no contexto neoliberal
vanessa de souza palomo

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este trabalho apresenta as experiências do cursinho popular Hannah Arendt no contexto do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Birigui. A perspectiva se pauta na apresentação das nuances do projeto, que vem em sua essência propiciar o acesso a instituições públicas de Ensino Superior a uma população em vulnerabilidade social. No contexto do município de Birigui, a população atendida pelo projeto é em sua maioria alunos oriundos de escolas estaduais pertencentes aos segundos e terceiros anos do Ensino Médio. Como prerrogativa do projeto, a formação do indivíduo não se pauta apenas no ensino tecnicista, mas na formação integral do ser, numa construção social, política, buscando superar modelos de mercado para uma visão de inserção no mundo do trabalho pelo viés da possibilidade da transformação social por meio da Educação. Os resultados do projeto mostram que a transformação abrange não somente os alunos participantes, mas a instituição escolar, mostrando que a realidade é complexa.