Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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A potencialização do processo de ensino-aprendizagem por meio da Análise de Redes Sociais
Filippo Savoi de Assis, Camila Pereira

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


A proposta deste trabalho foi estabelecer uma relação entre a análise de redes sociais e as principais teorias de educação. Para tanto foi realizado um levantamento teórico da abordagem de redes sociais e os principais estudos desta metodologia na educação. Na sequência foram levantadas as principais abordagens do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo os pontos de intersecção de cada uma delas com a análise de redes sociais. Foi explicitado o componente social como um dos fatores fundamentais que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. Fica evidente que a análise de redes pode auxiliar principalmente no mapeamento das relações sociais que envolvem os alunos e professores, tanto aquelas formadas dentro como fora do ambiente escolar, e assim ser uma importante ferramenta na busca pela melhoria do processo de ensino-aprendizagem.


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