Artigo
Implementação da Assistência Estudantil no IFSP | |
Juliana Fernanda Silva |
Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química. | |
Juliano Rian Custódio Malta |
Projeto “Cursinho popular – Semeando o amanhã” | |
Fabiana Bigaton Tonin, Erica Maio Taveira Grande, Débora Cristina Penão |
Do rap ao funk passando pela sociologia, arte e inglês: uma ação interdisciplinar | |
Tiago Pellim Silva, Luciana Lima Batista, Maria Amália Ferraciú Pagotto |
Entre a faculdade e o trabalho: Expectativas de estudantes do ensino médio integrado do IFSP | |
Rogério de Souza, Rafael Batista Novaes, Rafael Fabrício de Oliveira |
Autoavaliação de aprendizagem por meio de questionário | |
Alexsandra Brandão Marcon |
Formação Continuada de Professores: Construção colaborativa de propostas para os desafios da docência a partir de um grupo de estudos. | |
Juliana Perlotti Piunti, Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Paulo Sérgio Calefi |
Autonomia tecnológica e protagonismo juvenil com o Projeto Jovem Hacker | |
Alexandre; Karlan Garcia; Ricomini Aguado; Alves |
BiblioInfoArt: incentivo à leitura, troca de informações e disseminação de cultura | |
Maria Carolina Gonçalves |
PROFESSOR-PESQUISADOR: ESTREITAMENTO DOS LIMITES ENTRE TEORIA E PRÁTICA | |
Silmara Regina Colombo |
O Uso de Simuladores Computacionais como Recurso Didático nas Aulas de Física: antes ou depois? | |
Alex de Sousa Braga, Gustavo Isaac Killner, Fernando Grillo Araújo |
O desenvolvimento de projetos na atividade de ensino: contribuições da teoria histórico-cultural | |
FABIO PINTO DE ARRUDA |
Relato de experiência sobre a construção do PDI 2014-2018, no IFSP Matão | |
Greissi Gomes Oliveira, Luciane Penteado Chaquime |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO EAD SOB A PERSPECTIVA DO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS | |
Rodrigo Palucci Pantoni, Nelly Kazan Sancho Cruz |
A escola analógica x A escola Digital | |
ana elisa ferreira |
Desenvolvimento de jogos para aprendizado em Matemática utilizando ferramentas lúdicas | |
Taina Soares Sabino |
A Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática: Um Enfoque na Elaboração de Material Didático | |
Mayna Helena Azevedo, Gabriela Castro Silva Cavalheiro |
Criação de um mural online: estratégia de mobilização dos alunos na aprendizagem da língua inglesa | |
Andreia Dias Ianuskiewtz |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) “versus” AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (nTICs) | |
Eder Aparecido de Carvalho |
Programa de Acompanhamento de Egressos - AE | |
Thalita Alves dos Santod |
O Cinema como instrumento para ensinar: o papel da interação na formação continuada de professores de língua estrangeira | |
Viviane Cristina Garcia de Stefani |
A literatura como instrumento para a prática da cidadania: a feira literária sobre Mário de Andrade | |
Thais Neves Araujo |
A recreação e o lúdico como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e intelectual, para pessoas com deficiência | |
Jonatha Hudson Santos de Oliveira, Carlos Henriques Barroqueiro |
Estudos de Derivada e Integral no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial. | |
Reinaldo Golmia Dante, Juliano Rian Custódio Malta |
Programas de inclusão como porta de entrada para o ensino regular: o caso do Programa Mulheres Mil | |
André Valente de Barros Barreto |
A formação para a docência universitária em programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil | |
Amanda Ribeiro Vieira, Adriana Backx Noronha |
Ciências e Artes: interação entre videodança e ambiente virtual de aprendizagem no Ensino de Física Moderna | |
Davilson Limberg, Maria Beatriz Fagundes |
Proposta didática interdisciplinar para o ensino de ajuste linear pelo método dos mínimos quadrados | |
Olavo Henrique Menin, Eduardo André Mossin |
BATALHA DE MANGÁS DO IFSP, CAMPUS HORTOLÂNDIA | |
Saul Nogueira Penha Paulino, Samara Sivirino Marques, Élcio José da Costa, Joseane Rodrigues dos Santos, Luciana Rosa Barbosa Lemos, Nirlei Maria Oliveira |
Identidade do Docente na Educação Profissional | |
Sharon Rigazzo Flores |
Uso de Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência sensorial | |
Camila Oliveira, Daniel Mill |
Projetos de Extensão do IFSP: interação transformadora entre as redes públicas de ensino | |
Fernanda Sorrentino Atanes |
Projetos de Extensão do IFSP: interação transformadora entre as redes públicas de ensino | |
Fernanda Sorrentino Atanes, Luciana Harumi dos Santos Sakano |
Evasão no IFSP: um convite à refelexão | |
Michelli Aparecida Daros |
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS: DIÁLOGOS E CONTRASTES ENTRE RIMA E PERCEPÇÃO DE MORADORES NA BARRA DOS COQUEIROS/SE | |
Daniela Alves Neri, Rosana Rocha Siqueira, Beatriz Feitosa Sandes dos Santos, Erik Santos Passos |
Educação Problematizadora em Química: a indústria sucroalcooleira como tema contextualizador | |
Marcelo Rodrigo Alioto, Márcio José dos Reis, Paulo Sérgio Calefi |
Permanência e Evasão Escolar: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Profissional | |
JUARINA ANA SILVEIRA SOUZA |
As Condições de Trabalho do Tutor Virtual | |
Julia Frascarelli Lucca |
O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA | |
Paulo Osni Silverio |
Estratégias de ensino ativas na educação profissional e tecnológica | |
Valter César Montanher |
Inglês Técnico no contexto do ensino profissionalizante: expectativas e realidades | |
Tiago Pellim Silva |
Integração Curricular e Interdisciplinaridade: Ciências Ambientais e graduações tecnológicas | |
Carlos Eduardo Fortes Gonzalez |
Recursos computacionais para o desenvolvimento da pesquisa escolar na educação básica | |
Maria Carolina Gonçalves |
Poscolonialismo: uma nova postura para o ensino/aprendizagem em Ciência & Tecnologia | |
José Roberto Serra Martins |
Avaliação de duas disciplinas de um curso on-line de Formação de Professores para a Educação Profissional de Nível Médio - EaD | |
Cynthia Regina Fischer, Maria Aparecida Gazotti Vallim |
A Resolução de Problemas Sob o Prisma da Psicologia Histórico-Cultural na Processualidade do Ensino e da Aprendizagem de Matemática. | |
Luiz Carlos Leal Jr |
Campanha Cadastro de Medula Óssea no IFSP - Campus Avaré | |
Fernanda Pereira Liguori |
Noites Gastronômicas no IFSP - Campus Avaré | |
Fernanda Pereira Liguori |
Laboratório de Letramento Técnico-Científico: contribuições para a produção acadêmica | |
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues |
Perfil dos alunos de cursos técnicos do IFSP-Bragança Paulista e a problemática do abastecimento do mercado de trabalho com mão-de-obra qualificada. | |
Edilson Rosa Barbosa de Jesus, Valéria Tomi Kamijo de Moraes Jesus, Mauricio Costa Carreira |
PROJETO “MASCOTES DA FEDERAL” | |
Eduardo Rodrigues Silva |
Aula-arte: estimulando a criatividade e catalisando as habilidades artísticas do aluno. | |
Renata Soares Ventura, Francisco A. N. Junior, Luis Paulo Piassi |
Cursinho Popular no IFSP: um programa em construção | |
Wilson Andrade Matos, Simone Maria Magalhães |
Identidade e Desenvolvimento Profissional do Pedagogo: Reflexões No Ensino Técnico e Tecnológico | |
Fernanda Cristina Gaspar Lemes |
Leitura fruição: partilhando escolhas | |
Fabiana Bigaton Tonin |
Formação de trabalhadores: atividade de extensão na Escola Livre para Formação “Dona Lindu” | |
Juliana Lopes Ruiz, Elaine Alves Raimundo |
Peça de Teatro como estratégia de ensino: relato de uma experiência no curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos | |
Rosycler Cristina Santos Simao |
Do rap ao funk passando pela sociologia, arte e inglês: uma ação interdisciplinar | |
Maria Amélia Ferracciú Pagotto |
Artigo
A FÍSICA DO ESPORTE – O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Ederson Donizeti de Sante Pinheiro |
Adesão aos Questionários Aplicados | |
Caroline Silva Neubern Oliveira |
Confrontação entre a Percepção de Estudantes e o Conceito Preliminar de Cursos: Um Estudo de Caso no CEFET/RJ | |
Rômulo Mendes Figueiredo, Rogerio Atem de Carvalho |
Evasão escolar na Educação Profissional: quando a escola legitima a exclusão | |
Natália Gomes da Silva Figueiredo, Denise Medeiros Ribeiro Salles |
A interdisciplinaridade como ferramenta didático-prática: estudo de caso na formação inicial no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | |
Michele Cristiani Barion, Daiane Mastrangelo Tomazetti |
Direitos Humanos no ambiente escolar: a instituição de ensino como espaço de formação crítica e cidadã. | |
Gyovanna Lemos, Grazielle Nayara Felício Silva |
Aplicando o Questionário de Egresso aos formandos 2015 do IFSP Câmpus Registro – análise pela perspectiva psicossocial | |
Carla Cristina Kawanami, Jair Garcia dos Santos |
Proposta de uma sequência didática em um curso de Licenciatura: História da Ciência, o caso de Robert Hooke (1635-1703) e a análise de materiais didáticos | |
Emerson Barão Rodrigues Soldado, Maria Helena Roxo Beltran |
Projeto Bate Papo Federal: relato de experiência sobre a articulação de ações sociopedagógicas e a extensão universitária. | |
Thalia Carla Campos |
A potencialização do processo de ensino-aprendizagem por meio da Análise de Redes Sociais | |
Filippo Savoi de Assis, Camila Pereira |
Sarau Ao Pé da Letra | |
Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira |
Batuque de Umbigada: ritmo, história, memória, resistência e identidade cultural | |
Maria Amélia Ferracciú Pagotto, André Valente Barreto, Adelino Francisco Oliveira, EVerton PEreira Barbosa, Fabiana Bigaton Tonin, Irlla Karla Karla dos Santos Diniz, Luciana Lima Batista, Tiago Pellim da Silva, Maria José Marques, Silvania REgina M. Moreschi |
Educação e direitos humanos: Diálogos e Vivências | |
Fernanda Karoline Queiroz Silva, Juliana Fernanda Silva |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS APLICADA NO ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COM JOGOS EDUCACIONAIS | |
Matheus Carvalho Meira, Marcos Augusto Francisco Borges |
PERCEPÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Sob o prisma de ideias de Deleuze. | |
Lucas Oliveira dos Santos, Luiz Carlos Leal Junior |
Ecosalas: o uso sustentável do espaço educacional | |
Marcos Eduardo Paron |
Representações sociais de Estatuto da Criança e do Adolescente por professores de escolas públicas | |
daniel massayuki ikuma, Sergio Kodato |
Contribuição da metodologia dos três momentos pedagógicos no processo ensino aprendizagem | |
Arali Aparecida da Costa Araujo |
Estratégias de ensino inovadoras em Química: um caminho para a reflexão e a prática | |
Camila Oliveira, Adonis Coelho, Iara Tiggemann |
A utilização da correlação entre Química e Arte como alternativa didática para a prática de ensino | |
André Luís Della Volpe, Ademir Geraldo Cavallari Costalonga, Rosebelly Nunes Marques, Flávia Pierrotti de Castro |
Cá entre nós, pessoal! Será que alguma coisa a gente tem em comum? | |
Walker Alessandro Souza, Talita Barbosa Plantcoski, Gabriel Lourenço |
Relato de uma Experiência Pedagógica na Educação Profissional Baseada em Competências | |
Eder Gomes Ferreira |
Aula prática de química orgânica com emprego de medicamentos para estudo de reações de grupos funcionais – Contextualização para abordagem de Química Verde, discussão sobre descarte adequado de medicamentos e para o desenvolvimento de conteúdos procedimen | |
Eliana Maria Arico, Luci Rocha Aveiro, Marlon Cavalcante Maynart, Osmar Antunes Junior |
Tecnologia de Informação e comunicação na educação: reflexão e pesquisa baseada no processo de formação do professor | |
Jaqueline Ferreira Domenciano, Goes Moacir, Andreza Silva Areão |
A Formação Continuada do professor na Educação Profissional Técnica e Tecnológica: um estudo bibliográfico. | |
Andréia Regina Silva Cabral Libório |
CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BLOGS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE | |
Magno de Souza Rocha |
O perfil dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados o IFSP/Campus São Paulo: Aproximações críticas sobre os dados preliminares. | |
Maria Conceição Borges Dantas |
Concepções de professores de ciências sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP). | |
Paulo Sergio Calefi, Marcio José dos Reis, Mauro Antonio Moreno Jr. |
A interatividade no sistema de ensino aprendizagem | |
Marcel Sérgio Albino |
ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COM ROBOCODE | |
Carolina Ayumi Matumoto, Eduarda Santos Oliveira, Gabriel Almeida Borges, Gabrielle Angeli Poli, Matheus Carvalho Meira, Rafael Wendel Pinheiro |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: A PERCEPÇÃO DOS ENVOLVIDOS | |
Gilson Rogério Marcomini |
Comunicação Alternativa e Ampliada: Estudo aplicado a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva | |
Caioby Aleixo Ripoli Fiochi, Ednilson Geraldo Rossi |
Atuação do tutor na EaD: Competências tutoriais para atender aos desafios de uma educação de qualidade | |
Francisco Antonio de Almeida |
A metodologia de projetos aplicada na Educação Profissional como prática de ensino-aprendizagem | |
Ariela Fernanda Polido |
Aspectos da Educação Profissional no Brasil e as estratégias de ensino-aprendizagem como diferencial na formação profissional | |
Ariela Fernanda Polido, Flávio Luís Consolo |
Libras: um despertar em Rafard/SP | |
Glauciane (1ª autora); Naara (2ª) Gomes da; Hellen Mauricio Cunha; Cordeiro; |
Modelagem de Banco de Dados Relacional na prática trabalhando com a ferramenta case o software brModelo. | |
Francisco Antonio de Almeida |
Cursinho Popular do IFSP, campus Capivari: Semeando a Esperança | |
Adelino Francisco de Oliveira, Aderbal Almeida Rocha, Daniel Aparecido de Souza, Tiago Pellim, Sheila Sheila Pasqualotto, Maria Amélia Ferraciú Pagotto, Tiago José Berg |
Experiências de um curso de extensão "A questão ambiental nos currículos da Educação Básica: perspectivas para a formação docente | |
Vanessa de souza palomo |
Aprender produzindo | |
Rosana Duarte Brandestini |