Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COM ROBOCODE
Carolina Ayumi Matumoto, Eduarda Santos Oliveira, Gabriel Almeida Borges, Gabrielle Angeli Poli, Matheus Carvalho Meira, Rafael Wendel Pinheiro

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Alunos dos cursos técnicos e integrados na área de informática apresentam muitas dúvidas e dificuldade em disciplinas que envolvem lógica de programação. Para instituições que oferecem disciplinas relacionadas à lógica, essas questões são preocupantes pois significa que conteúdos não estão sendo absorvidos positivamente pelos alunos. Para a gestão do curso existe a relação da dificuldade em disciplinas de programação com a elevada evasão. Após pesquisa, discussões e entrevistas com professores e alunos da área de informática, foi possível perceber que o ensino pode ser melhorado em uma forma que desperte o interesse de estudar nos alunos. Isto pode ser elaborado a partir de jogos educacionais, como o Robocode, que possibilita ao aluno criar seus objetivos e programar códigos com linguagem de programação em um ambiente favorável à aprendizagem. A proposta com Robocode permite chamar a atenção dos alunos para estudar tópicos da ementa de disciplinas de programação de computadores de maneira atrativa e divertida.

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