Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A FÍSICA DO ESPORTE – O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ederson Donizeti de Sante Pinheiro

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Neste trabalho é apresentado o processo de criação e desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) proposta para trabalhar os conceitos relativos à Mecânica, com alunos do 1ºano do Ensino Médio técnico integrado a Automação Industrial. Com o objetivo principal de promover a aprendizagem significativa dos alunos, o desenvolvimento dessa proposta didática teve como fator motivacional a busca por uma participação mais efetiva dos alunos, por meio de atividades que levem o aluno a analisar, questionar, apresentar e discutir suas ideias, sendo agente ativo no processo de ensino aprendizagem. Assim, tendo como base o perfil geral dos jovens, a sequência didática desenvolvida é composta por atividades que fazem uso das tecnologias presentes em seu cotidiano, tais como vídeos, experimentos e simulações. Além disso, essas atividades buscam motivar os alunos à partir de uma relação interdisciplinar, apresentando as aplicações dos conceitos físicos estudados com diferentes modalidades esportivas.

Texto completo: PDF