Última alteração: 2015-12-18
Resumo
O conhecimento de derivada e integral possibilita que o estudante amplie sua capacidade de entendimento e resolução de situações-problema mais complexos do que aqueles apresentados no Ensino Técnico e que, muitas vezes, são esses enfrentados no cotidiano. Ademais, o Cálculo Diferencial e Integral agrega valor à formação profissional, pois essa poderosa ferramenta permite que os fenômenos físicos sejam compreendidos com exatidão por meio de modelamento matemático. Infelizmente, o Cálculo deixou de constar no currículo escolar do Ensino Médio desde a década de 60. Esse trabalho faz uma reflexão sobre a viabilidade de o Cálculo ser introduzido como conteúdo nas disciplinas de Matemática básica e, interdisciplinarmente, como suas aplicações podem permear nas disciplinas técnicas como, por exemplo, Eletrônica Básica e Eletrônica Industrial da grade curricular do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – câmpus Sertãozinho.