Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Estudos de Derivada e Integral no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial.
Reinaldo Golmia Dante, Juliano Rian Custódio Malta

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


O conhecimento de derivada e integral possibilita que o estudante amplie sua capacidade de entendimento e resolução de situações-problema mais complexos do que aqueles apresentados no Ensino Técnico e que, muitas vezes, são esses enfrentados no cotidiano. Ademais, o Cálculo Diferencial e Integral agrega valor à formação profissional, pois essa poderosa ferramenta permite que os fenômenos físicos sejam compreendidos com exatidão por meio de modelamento matemático. Infelizmente, o Cálculo deixou de constar no currículo escolar do Ensino Médio desde a década de 60. Esse trabalho faz uma reflexão sobre a viabilidade de o Cálculo ser introduzido como conteúdo nas disciplinas de Matemática básica e, interdisciplinarmente, como suas aplicações podem permear nas disciplinas técnicas como, por exemplo, Eletrônica Básica e Eletrônica Industrial da grade curricular do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – câmpus Sertãozinho.


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