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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS APLICADA NO ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COM JOGOS EDUCACIONAIS
Última alteração: 2015-12-18
Resumo
A crescente retenção dos alunos na disciplina de linguagem de programação do primeiro ano dos cursos técnicos e integrados na área de informática, representa um importante tema discussão entre professores e gestores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O plano busca soluções nos métodos de aprendizagem para avaliação e comparação da eficácia entre a metodologia de aprendizado baseado em problemas (PBL) e o Ensino Tradicional. O projeto propõem desenvolvimento de um ambiente favorável para aplicação da proposta curricular de jogos educacionais/PBL no ensino de linguagem de programação em cursos técnicos de informática. A presente proposta estabelece um plano avaliações quantitativas com aplicação de questionários e qualitativas com mapas conceituais com julgamento de banca técnica. Propor a discussão entre utilização do Ensino Tradicional e PBL/jogos e sua relação em suprir a carência de métodos aprendizagem utilizados junto aos alunos calouros de cursos técnicos/integrados.
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