Tamanho da fonte:
Do rap ao funk passando pela sociologia, arte e inglês: uma ação interdisciplinar
Última alteração: 2016-04-26
Resumo
O presente trabalho visa relatar uma ação pedagógica envolvendo as disciplinas de Artes, Inglês e Sociologia que buscaram criar situações significativas de aprendizagem para alunos do 1º Ano do Ensino Médio Técnico Integrado. No momento em que se fala do esgotamento das experiências tradicionais de ensino baseadas na transmissão de conhecimento, esta experiência procurou compartilhar saberes e romper fronteiras entre disciplinas. Baseou-se na reavaliação do espaço da sala da aula como lugar que engaveta práticas de construção de conhecimento e na valorização do espaço da pesquisa e convivência em grupos entre os alunos. A ação resultou em um festival organizado pelos docentes e discentes e apreciado por toda a comunidade escolar, gerando momentos de apreciação da arte produzida pelos alunos e discussões acerca de grupos sociais alvos de preconceito e criminalização. A vivência democrática, produtora da arte e da crítica social, foi o fruto mais visível desta experiência.
Texto completo:
PDF