Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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A formação para a docência universitária em programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil
Amanda Ribeiro Vieira, Adriana Backx Noronha

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


O presente estudo teve por objetivo descrever a formação para a docência universitária dos programas de mestrado e doutorado em Administração no Brasil. Para atingir este objetivo foram utilizados a análise documental e o levantamento. Sobre a formação para a docência universitária dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, verificou-se a predominância de duas atividades na estrutura curricular destes programas: disciplinas de formação pedagógica e estágio de docência. Entre os 35 programas analisados, 27 oferecem disciplinas de formação pedagógica. Apenas em 12 programas, estas disciplinas são obrigatórias para os alunos matriculados. Não foi observada homogeneidade em relação à quantidade de créditos atribuídos a estas disciplinas, tampouco quanto à carga horária. O estágio de docência foi identificado em 34 dos 35 programas de pós-graduação stricto sensu em Administração analisados. Acerca da obrigatoriedade do estágio de docência, para vários programas, esta atividade é obrigatória apenas para os alunos bolsistas. Também não foram verificadas homogeneidade no número de créditos, tampouco na quantidade de horas atribuídos à realização do estágio de docência dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração.


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