Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Proposta didática interdisciplinar para o ensino de ajuste linear pelo método dos mínimos quadrados
Olavo Henrique Menin, Eduardo André Mossin

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Inúmeros problemas em física e engenharia consistem na modelagem de uma relação matemática entre duas ou mais quantidades de interesse. A partir de medidas experimentais, pode-se estimar essa relação por meio do ajuste de curvas pelo Método dos Mínimos Quadrados (MMQ). Neste, procura-se minimizar o erro quadrático entre os dados experimentais e as previsões de um modelo teórico pré-definido. Sendo uma das mais importante ferramentas estatísticas, o MMQ deve ser ensinado de forma eficiente em cursos superiores de ciências exatas e de tecnologia. Aqui, propomos uma metodologia didática interdisciplinar para o ensino do MMQ, que combina aulas experimentais e teóricas bem como o desenvolvimento de programas computacionais. Essa metodologia foi aplicada durante quatro anos seguidos nas aulas de Laboratório de Física e de Linguagem de Programação Básica, do curso de Tecnologia em Automação Industrial. Os resultados foram bastante positivos, visto que os alunos construíram o aprendizado sobre o tema de forma participativa e integrada.


Texto completo: PDF