Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Libras: um despertar em Rafard/SP
Glauciane (1ª autora); Naara (2ª) Gomes da; Hellen Mauricio Cunha; Cordeiro;

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


A Lei nº 10.436 estabelece que os serviços públicos devem apoiar o uso e difusão da LIBRAS, porém, muitas vezes isso não ocorre. Muito ambientes de convívio social não incentivam a utiilização da segunda língua brasileira como forma de comunicação. Nesse contexto, o projeto buscou incentivar a comunicação entre ouvintes e surdos, em alunos de uma escola fundamental do município de Rafard/SP, através do ensino de noções básicas da Libras. Esse processo formativo foi dividido em 7 encontros semanis em cada uma das turmas (2º a 5º ano). Foi possível identifica através de relatos dos alunos e das professoras o aprendizado dos alunos e a comunicação externa com indivíduo surdo. Além disso, durante as aulas os alunos realizaram as atividades práticas e atingiram os objetivos propostos. Conclui-se que a metodologia adotada possibilitou a iniciação dos alunos na LIBRAS e o despertar para a imporntância dessa língua.

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