Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Atuação do tutor na EaD: Competências tutoriais para atender aos desafios de uma educação de qualidade
Francisco Antonio de Almeida

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


O trabalho versa sobre uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar as principais competências da mediação tutorial online no ensino técnico na modalidade à distância, finalizada no segundo semestre de 2013 nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) no polo presencial de São José do Rio Preto – SP, realizados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Pesquisa evidenciou as principais competências tutoriais necessárias para a atuação docente primando pela qualidade da educação, evidenciando as competências tecnológicas, proativas, pedagógicas, sócio afetivas e auto avaliativas obtidas após aplicação de um questionário junto aos tutores dos cursos técnicos. O resultado obtido das competências tutoriais vem de encontro com as afirmações de Mercado et. al. (2009), que enfatiza que a mediação é uma das tarefas mais complexas no Ensino à Distância (EaD), exigindo múltiplas competências tutoriais para favorecer o ensino e aprendizado dos alunos. A EaD por ser mediada pelas NTICs vai exigir cada vez mais de alunos, professores, coordenadores e IE novas atitudes, comportamentos, comprometimento, posturas profissionais e novos conhecimentos na construção do aprendizado para os cursos técnicos do IFSP de São José do Rio Preto - SP do polo UAB assim como nos demais cursos EaD.


Texto completo: PDF