Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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O desenvolvimento de projetos na atividade de ensino: contribuições da teoria histórico-cultural
FABIO PINTO DE ARRUDA

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta, inicialmente, uma síntese da concepção histórico-cultural relacionada ao ensino técnico e o trabalho. Nesse sentido, através das fundamentações provenientes das contribuições dessa teoria, vislumbra-se uma nova possibilidade de mudança no processo de ensino-aprendizagem, ainda hoje, contextualizado predominantemente sob práticas evidentes de um ensino pautado em atividades da prática pela prática. A explanação enfatiza as formas teóricas e práticas de se organizar o ensino do professor utilizando uma metodologia com base no desenvolvimento de projetos e na resolução dos problemas de situações da realidade, provenientes da sociedade, que promovem interações individuais e coletivas. Essa motivação, torna-se um meio de direcionar o aprendizado para desenvolver o pensamento, a apropriação de conhecimentos teóricos, a pesquisa e, principalmente, a tomada de consciência dos sujeitos dentro do processo geral de ensino e social do trabalho.

Palavras chave: projetos, atividade de ensino, teoria histórico-cultural, metodologia, trabalho.

 

 


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