Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A metodologia de projetos aplicada na Educação Profissional como prática de ensino-aprendizagem
Ariela Fernanda Polido

Última alteração: 2015-10-20

Resumo


Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação da metodologia de projetos como prática de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e o desenvolvimento das práticas dos professores em sala de aula, abordando aspectos relacionados com a organização do trabalho do professor e a aprendizagem significativa dos alunos. Busca-se evidenciar as mudanças que acontecem na formação dos alunos e na atuação docente na educação profissional e se estas mudanças contribuem para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, destacando a ação do professor e do aluno na mobilização do conhecimento. A pesquisa adota como referencial teórico os estudos de Charlot, Marcelo, Lessard e Tardif para conceituar e contextualizar formação do professor e trabalho docente. E os estudos de Roldão para dar luz ao entendimento das diversas estratégias didáticas de ensino e aprendizagem, bem como Hernández e Ventura para fundamentação sobre a proposta de Trabalho por Projetos.


Texto completo: PDF