Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Contribuição da metodologia dos três momentos pedagógicos no processo ensino aprendizagem
Arali Aparecida da Costa Araujo

Última alteração: 2016-01-18

Resumo


A pesquisa tem o objetivo de verificar possíveis contribuições da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2007) na implantação de um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências com enfoque na Educação Ambiental vinculando-se à linha temática Ensino e Aprendizagem (EP) por enfocar em estratégias de mobilização e participação dos estudantes na exploração de conteúdo. Os 3 MPs estão divididos em Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. O projeto foi desenvolvido com duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, numa escola estadual em Ituiutaba-MG, na forma de quatro oficinas temáticas, onde cada oficina ocorreu em três aulas de cinquenta minutos. Os dados foram coletados a partir de questionários, entrevistas, desenhos e diário de bordo. Os resultados apontaram aprendizagem significativa a partir da realidade dos alunos somados com o conhecimento científico.


Texto completo: PDF