Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Concepções de professores de ciências sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP).
Paulo Sergio Calefi, Marcio José dos Reis, Mauro Antonio Moreno Jr.

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma proposta que procura tratar os conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada, capaz de envolver os alunos em um processo ativo de reflexão e de construção de seu próprio conhecimento, que possa contribuir para tomadas de decisões e resolução de problemas. Este trabalho teve por objetivo investigar as concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a ABP. Os sujeitos da investigação foram 11 professores da rede pública de ensino, a maioria deles vinculada à Diretoria de Ensino de Franca, que participaram de um curso de extensão universitária intitulada “a aprendizagem baseada em problemas nas aulas de biologia, física e química”. Os resultados mostraram que os professores entendem a metodologia, acham-na interessante, mas refutam em utilizá-la porque a mesma demanda uma formação mais abrangente.

Texto completo: PDF