Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Formação Continuada de Professores: Construção colaborativa de propostas para os desafios da docência a partir de um grupo de estudos.
Juliana Perlotti Piunti, Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Paulo Sérgio Calefi

Última alteração: 2016-01-19

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar a experiência de professores com a constituição e desenvolvimento de um projeto de extensão para a formação continuada de professores a partir de um grupo de estudos. A ideia central que fomentou a proposta foi a percepção da demanda existente no IFSP e na comunidade de professores de Sertãozinho para a construção de propostas para os desafios da docência, numa perspectiva colaborativa. No grupo, são realizadas atividades, como: estudo de referencial teórico, análise e discussão de filmes e documentários, e análise compartilhada de relatos de experiências. Neste trabalho, apresentam-se dados resultantes de uma análise compartilhada de relatos de experiências consideradas pelos sujeitos práticas transformadoras. As experiências do grupo vão ao encontro da concepção de que a qualidade social da educação pública passa pelo desenvolvimento profissional da docência e pela construção de uma identidade profissional comprometida com os saberes necessários à prática educativa colaborativa e transformadora. 


Texto completo: PDF