Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Educação Problematizadora em Química: a indústria sucroalcooleira como tema contextualizador
Marcelo Rodrigo Alioto, Márcio José dos Reis, Paulo Sérgio Calefi

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


O ensino de Ciências na Educação Básica brasileira tem apresentado rendimento insatisfatório, sucessivamente, nas avaliações externas de desempenho. Há necessidade urgente de mudança desse cenário em que não se ensina o que se deve e se desestimula o aprendizado dos alunos. Este trabalho busca encontrar formas de se inserir no currículo oficial de Química do Estado de São Paulo, a educação problematizadora idealizada por Paulo Freire e instrumentalizada pelos momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov. Para isso, aplicou-se a pesquisa em uma escola pública da cidade de Sertãozinho – SP, com a temática da cultura sucroalcooleira, tema que faz parte do cotidiano da cidade, uma vez que se trata da cultura agrícola que movimenta a economia da região. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que é possível trabalhar esse tema com a prática de Freire, mas não sem encontrar dificuldades em sua execução.


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