Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Aspectos da Educação Profissional no Brasil e as estratégias de ensino-aprendizagem como diferencial na formação profissional
Ariela Fernanda Polido, Flávio Luís Consolo

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Este trabalho resgata os principais aspectos da História da Educação Profissional no Brasil e aborda o contexto das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos considerados de grande relevância para a formação profissional e como as estratégias de ensino-aprendizagem articuladas através da atuação do professor em sala de aula colaboram para o desenvolvimento de competências técnicas e formação humana mais coerente com esse novo cenário profissional pautado no princípio do aprender a aprender e que procura desenvolver nos alunos competências que lhes propiciem autonomia para agirem, para buscarem novos conhecimentos e para gerirem seu próprio processo de desenvolvimento.

Texto completo: PDF