Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Tecnologia de Informação e comunicação na educação: reflexão e pesquisa baseada no processo de formação do professor
Jaqueline Ferreira Domenciano, Goes Moacir, Andreza Silva Areão

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Após a inserção das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, o Conselho Nacional de Educação determinou que o aluno egresso dos cursos de Pedagogia deverá estar apto a relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, demonstrando domínio sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas, de modo a proporcionar um desenvolvimento adequado ao aluno. Neste trabalho foi desenvolvido um estudo que teve como base o ranking das dez melhores universidades brasileiras de acordo com o Ranking Universitário Folha (2013) e analisou os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Pedagogia, levando em consideração os conteúdos das disciplinas ligados à formação em tecnologias e seu possível apoio na educação.

*Trabalho baseado no artigo Educação e Tecnologia: uma análise no processo de formação do professor, publicado na Revista Educação a Distância, Batatais, v. 4, n. 1, p. 81-102, 2014 (DOMENCIANO e GOES, 2014).


Texto completo: PDF