Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Aula prática de química orgânica com emprego de medicamentos para estudo de reações de grupos funcionais – Contextualização para abordagem de Química Verde, discussão sobre descarte adequado de medicamentos e para o desenvolvimento de conteúdos procedimen
Eliana Maria Arico, Luci Rocha Aveiro, Marlon Cavalcante Maynart, Osmar Antunes Junior

Última alteração: 2016-01-18

Resumo


As abordagens da química orgânica no ensino médio usualmente são desenvolvidas por meio de aulas teóricas e resolução de exercícios, uma vez que as aulas práticas clássicas de química orgânica normalmente empregam sínteses complexas e demoradas com reagentes que são perigosos para serem manuseados por alunos do ensino médio sem as condições de segurança adequadas.

O emprego de medicamentos para aulas práticas de química orgânica no ensino médio é uma estratégia muito adequada para o estudo de reações de grupos funcionais orgânicos. A aula prática é desenvolvida em tubos de ensaio, com reações rápidas, em meio aquoso, empregando-se pequenos volumes de reagentes. Além disso, essa prática contextualiza, para uma aula subsequente, uma abordagem relevante em química verde e também sobre o descarte adequado de medicamentos, constituindo conteúdos atitudinais significativos, além dos conteúdos conceituais e procedimentais inerentes a ela.

Texto completo: PDF