Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A utilização da correlação entre Química e Arte como alternativa didática para a prática de ensino
André Luís Della Volpe, Ademir Geraldo Cavallari Costalonga, Rosebelly Nunes Marques, Flávia Pierrotti de Castro

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Arte e Química estão intimamente relacionadas desde quando o primeiro habitante das cavernas manchou com pigmentos uma parede. Através de diversos períodos histórico-artísticos e, culminando na descoberta de novos elementos como o cobalto e o crômio (que desempenharam papel fundamental na síntese de novos pigmentos), Química e a Arte firmaram laços indissolúveis. Utilizando uma abordagem diferenciada, este trabalho visa possibilitar o aprendizado de conceitos relacionados à química inorgânica, tais como funções inorgânicas, classificação e análise da ocorrência de reações. Através da mediação de atividades lúdicas interdisciplinares, como a utilização dos pigmentos sintetizados em laboratório para a produção de pinturas da artista Tarsila do Amaral, proporcionou-se aos estudantes a aquisição de conceitos relacionados às outras disciplinas escolares como Arte e História, possibilitando a criação de um ambiente motivador para a ocorrência do processo de ensino-aprendizagem e a verificação da estreita ligação entre as diferentes áreas do conhecimento.


Texto completo: PDF