Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Identidade e Desenvolvimento Profissional do Pedagogo: Reflexões No Ensino Técnico e Tecnológico
Fernanda Cristina Gaspar Lemes

Última alteração: 2016-01-14

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar o princípio da sistematização das informações coletadas para uma pesquisa mais ampla, que intenta analisar e compreender a Identidade Profissional (LASKY, 2005), (NASCIMENTO, 2007), (MARCELO, 2009), do pedagogo que atua nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e suas implicações para sua atuação profissional. A investigação da qual este trabalho é fruto lança mão de uma abordagem metodológica quanti-qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994), no entanto, para o recorte apresentado, aspectos inicias da investigação, utilizou-se a pesquisa bibliográfica (GIL, 2008). Resultados parciais nos permitem afirmar que, o próprio IFSP ainda busca consolidar sua Identidade Institucional, nesse contexto, a Identidade de seus profissionais, incluindo-se aí Pedagogo, possuem poucos delineamentos, mas diante das ações que vêm sendo desenvolvidas demonstra ser uma preocupação institucional, nesse sentido a Identidade Profissional do Pedagogo é um processo que encontra-se no seu estágio inicial de desenvolvimento.


Texto completo: PDF