Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Integração Curricular e Interdisciplinaridade: Ciências Ambientais e graduações tecnológicas
Carlos Eduardo Fortes Gonzalez

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


As unidades curriculares (disciplinas) correlacionadas às questões socioambientais, por sua própria natureza interdisciplinar, possibilitam abordagens que interconectam as outras disciplinas e outros campos das ciências nos estudos de graduação de quaisquer áreas, inclusive das áreas tecnológicas. Nesse sentido, foram desenvolvidos processos pedagógicos atinentes à disciplina de Ciências Ambientais nos cursos de graduação e Engenharias da UTFPR, Campus Curitiba; com o intuito de promoção dos conhecimentos técnicos dos diversos campos das Engenharias em consonância com as necessidades de gerenciamento ambiental para a necessária preservação e conservação do meio ambiente para a manutenção do equilíbrio ecossistêmico dos espaços vitais da biosfera. Entre outras atividades curriculares da disciplina de Ciências ambientais que fomentam a consonância supramencionada, seguem neste relato de experiência os trabalhos propostos nos títulos a seguir constantes no presente trabalho.

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