Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO EAD SOB A PERSPECTIVA DO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS
Rodrigo Palucci Pantoni, Nelly Kazan Sancho Cruz

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Os ambientes virtuais de aprendizagem propiciam a aprendizagem colaborativa, que é a sala de aula online onde os alunos podem resolver problemas, construir conhecimentos, realizar tarefas educativas e alcançar outras realizações cognitivas coletivamente. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral abordar e classificar as ferramentas de interação colaborativa entre os alunos e tutores no ensino a distância (EaD) com base numa metodologia de pesquisa bibliográfica. Como objetivos específicos: definir o conceito de aprendizagem colaborativa no ambiente virtual de aprendizagem; discutir o emprego das diversas ferramentas (chat, e-mail, fórum, audioconferência, videoconferência, redes sociais e aplicativos de smartphone) e estratégias de interação e comunicação na prática da tutoria. Conclui-se que entre todas as ferramentas analisadas, não se pode considerar que as síncronas apresentem maior efetividade na aprendizagem colaborativa em relação às assíncronas. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, o que as qualificam como indispensáveis ao EaD.

 


Texto completo: PDF