Última alteração: 2015-12-18
Resumo
Os ambientes virtuais de aprendizagem propiciam a aprendizagem colaborativa, que é a sala de aula online onde os alunos podem resolver problemas, construir conhecimentos, realizar tarefas educativas e alcançar outras realizações cognitivas coletivamente. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral abordar e classificar as ferramentas de interação colaborativa entre os alunos e tutores no ensino a distância (EaD) com base numa metodologia de pesquisa bibliográfica. Como objetivos específicos: definir o conceito de aprendizagem colaborativa no ambiente virtual de aprendizagem; discutir o emprego das diversas ferramentas (chat, e-mail, fórum, audioconferência, videoconferência, redes sociais e aplicativos de smartphone) e estratégias de interação e comunicação na prática da tutoria. Conclui-se que entre todas as ferramentas analisadas, não se pode considerar que as síncronas apresentem maior efetividade na aprendizagem colaborativa em relação às assíncronas. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, o que as qualificam como indispensáveis ao EaD.